EnglishFrenchPortuguese

Apresentação

Quem Somos

Com excepção dos poucos países onde a liberdade religiosa é suprimida (mas onde mesmo assim a Igreja Adventista tem uma presença clandestina), os Adventistas do Sétimo Dia estão em todas as latitudes, numa diversidade de raças, línguas e culturas cuja extraordinária característica comum é a precisão com que as Sagradas Escrituras são seguidas, sem desvios nem para a direita nem para a esquerda pois, como está escrito, «(…) importa antes obedecer a Deus do que aos homens». Em Cabo Verde, já por mais de 80 anos, a presença da Igreja é uma realidade, inclusivamente com várias gerações de adventistas. Todavia, embora em todo o mundo os adventistas sejam conhecidos pela pujança e alcance da sua obra humanitária, é um facto que nesse particular a intervenção e presença da nossa Igreja em Cabo Verde tem estado muito aquém do que seria esperável, desejável ou possível. É evidente que existe muito trabalho a ser feito e que, mormente na parte do serviço ao próximo, os adventistas podem ajudar, e muito. É para tapar essa lacuna de forma eficiente e eficaz, dando um contributo concreto e permanente, que a Liga Adventista de Solidariedade Social existe.

A Nossa História

Enquanto braço direito da AIASD-CV, a LASS foi criada em agosto de 2012 pela iniciativa de um conjunto de irmãos das Igrejas da Achadinha, Calabaceira e Achada de S. Filipe e incentivo do Pr. Domingos Sanches enquanto Secretário da AIASD-CV, com a nobre missão de solidariedade social e de intervenção para dinamização da comunidade adventista cabo-verdiana, buscando servir, pelo Método de Cristo, com simpatia e compaixão, todos os que se encontram em situação de vulnerabilidade e de sofrimento. A LASS vem promovendo, na graça de Cristo, o trabalho leigo voluntário, levando esperança e conforto aos mais necessitados e, através do seu testemunho, enaltecendo a Obra Adventista do Sétimo Dia em Cabo Verde. A primeira Assembleia Geral foi realizada no dia 17 de Março 2013 na qual se elegeu o Conselho Diretivo, presidido pelo irmão Cipriano Fernandes. A segunda Assembleia Geral aconteceu em 19 de Agosto de 2018, na qual foi renovado o voto de confiança, essencialmente na mesma equipa dirigente.

A Nossa Missão

Através de um abnegado zelo e utilizando o método de Cristo, promover a dignidade humana nas vertentes física, psicológica, mental e espiritual, através da prestação de serviços de qualidade adequados a cada situação concreta, e da oferta gratuita de meios que ajudem as pessoas mais necessitadas a resolver os seus próprios problemas.

Missão

Através de um abnegado zelo e utilizando o método de Cristo, promover a dignidade humana nas vertentes física, psicológica, mental e espiritual, através da prestação de serviços de qualidade adequados a cada situação concreta, e da oferta gratuita de meios que ajudem as pessoas mais necessitadas a resolver os seus próprios problemas.

Visão

Ser uma organização de referência nas respostas às necessidades e dificuldades dos mais vulneráveis;

Ser dinâmica, inovadora, proativa e reconhecida como parceira fundamental para o desenvolvimento económico, social e espiritual das comunidades mais carentes;

Ser agente de transformação da sociedade por meio da promoção e exemplificação prática dos valores cristãos.

O que fazemos

A Liga Adventista de Solidariedade Social (LASS) é o instrumento mediante o qual os Adventistas do Sétimo Dia em Cabo Verde afirmam a sua presença na sociedade, não somente no trabalho para aliviar a existência dos necessitados e dos que sofrem, mas também na exaltação e divulgação dos valores fundamentais para a restauração da imagem do nosso Deus no Homem, obra-prima das Suas mãos, criado à Sua imagem e semelhança.

A LASS é a instituição que funciona como catalisadora das actividades dos adventistas caboverdeanos no testemunho da sua fé em todas as tarefas e deveres quotidianos. Consequentemente, trabalha para a segurança laboral dos seus membros, com iniciativas que vão desde a formação profissional à criação de empresas e o seu lançamento no mercado, passando pela definição da estrutura directiva dessas empresas em moldes que não somente garantam a sua continuidade e estabilidade futuras, mas também façam delas fontes de recursos para o sustento, quer da obra social da nossa Igreja, quer da pregação mais pujante da Verdade Presente em Cabo Verde.

Igualmente, e porque esse restauro do Homem à imagem do seu Criador envolve a mensagem da reforma da saúde, física, mental e espiritual, empenhamo-nos igualmente na criação e gestão de estruturas que promovam a saúde, como sendo clínicas e sanatórios, centros de tratamento de viciados, centros de recuperação de crianças e jovens em conflito com a lei, de maneira a que se possam integrar na sociedade de maneira produtiva.

Isto tudo no entendimento de que os recursos são escassos e de que o trabalho em prol do próximo deve ser voluntário e discreto, baseando-se numa administração sensata de todos os recursos disponíveis (tempo, dinheiro e vontades voluntárias).

A LASS, instituição de âmbito nacional, responde pela organização e optimização desses preciosos recursos, angariados localmente e no estrangeiro.

Funções e áreas de atuação

  • Organização dos membros leigos da Igreja, através do mapeamento do todos os dons e talentos numa base de dados nacional para a otimização do serviço voluntário em prol do cumprimento da Missão da Igreja Adventista em Cabo Verde.
  • Aplicação criteriosa e eficiente de know-how e outros recursos materiais angariados localmente e no estrangeiro.
  • Prestação de auxílio psicossocial e espiritual.
  • Prestação de assistência humanitária visando a preservação da vida e dignidade humanas durante e após crises ou catástrofes de origem natural ou humana;
  • Prestação de consultoria/assessoria à AIASD-CV.
  • Fomento e promoção de atividades geradoras de rendimento.
  • Provisão de cuidados de saúde, educação, nutrição e alimentação.
  • Efetivação de parcerias com organizações públicas e privadas nacionais e internacionais, assim como outras organizações congéneres.
  • Formação e treinamento.
  • Organização de eventos.
  • Gestão de projetos
  • Captação de recursos